O que é a topografia com drone?



Atualmente a topografia é realizada com estações totais e GPS. Com a chegada de novas tecnologias como o drone, é possível através da fotogrametria, realizar a topografia com drone e obter alguns resultados bem próximos ou até melhores do que a topografia convencional.


Basicamente a topografia convencional mede ângulos e distâncias e a partir dessas medições é possível realizar cálculos para se obter os resultados almejados, como curvas de nível, medições de áreas e distâncias, entre outros.

Já com a topografia com drone e softwares avançados de processamento de imagens, é possível chegar aos mesmos resultados mas com bem menos tempo de trabalho em campo e em escritório. Na realidade uma complementa a outra.


A topografia com drone é capaz de gerar os seguintes resultados: Curvas de Nível, Mensurar áreas e distâncias, calcular volumes, gerar uma ortofoto (ortomosaico) georreferenciada retificada, que pode ser vetorizada e mensurada com precisão centimétrica e os Modelos Digitais de Superfície e Elevação, Modelo Digital de Terreno e Modelo 3D.


Claro que para se obter uma precisão centimétrica é necessário utilizar um drone com um sensor de alta qualidade, utilizar no momento do levantamento um GNSS RTK e distribuir corretamente os pontos de controles em solo, processar os dados dos Pontos de Controles e processar as imagens capturadas, em um software adequado para que se obtenha resultados com qualidade e precisão.

#levantamentotopograficocomdrone #aerofotogrametria #levantamentocomdrone #mapeamentocomdrone #Topografiacomdrone

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square