O QUE INFLUENCIA A PRECISÃO DO LEVANTAMENTO AÉREO COM DRONE?

Em um Mapeamento Aéreo com Drone, o grau em que a exatidão absoluta se aproxima da precisão relativa é determinado pela qualidade geral do processo fotogramétrico e pela precisão dos Pontos de Controle do Solo.


A precisão absoluta do seu levantamento não pode ser maior que a precisão dos GCPs. Portanto, é importante garantir que os pontos sejam medidos com uma precisão maior do que o tamanho do pixel (por exemplo, se o tamanho do pixel for 1 cm, os GCPs devem ser medidos de forma ideal com precisão de centímetro).

[if gte vml 1]><v:shapetype id="_x0000_t75" coordsize="21600,21600" o:spt="75" o:preferrelative="t" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" filled="f" stroked="f"> <v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke> <v:formulas> <v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f> <v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f> <v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f> <v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f> <v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f> </v:formulas> <v:path o:extrusionok="f" gradientshapeok="t" o:connecttype="rect"></v:path> <o:lock v:ext="edit" aspectratio="t"></o:lock> </v:shapetype><v:shape id="Imagem_x0020_1" o:spid="_x0000_i1025" type="#_x0000_t75" alt="https://i0.wp.com/geoawesomeness.com/wp-content/uploads/2017/06/Photogrammetry.png?resize=313%2C323" style='width:234.75pt;height:242.25pt;visibility:visible;mso-wrap-style:square'> <v:imagedata src="file:///C:\Users\GUILHE~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.png" o:title="Photogrammetry"></v:imagedata> </v:shape><![endif][if !vml][endif]

A precisão absoluta também dependerá significativamente da precisão relativa do seu modelo. Quando você reúne centenas ou milhares de imagens tiradas com uma câmera pequena de drone (e quase sempre não-métrica), é quase impossível ter cada pixel no mapa localizado exatamente onde deveria estar.

Além disso, há muitos fatores que influenciam a qualidade geral e a precisão do seu levantamento aerofotogramétrico. Em breve, publicaremos um post dedicado sobre esses fatores, mas eles incluem parâmetros como o perfil do terreno, escolha do hardware do drone, sobreposição de imagens, condições climáticas, estabilidade e velocidade do voo e condições do GPS, entre outras coisas.


QUE PRECISÃO PODE SER ALCANÇADA NO MAPEAMENTO COM DRONE?

Quando se trata de precisão relativa, a literatura diz que você pode esperar um erro de 1-3 vezes o tamanho do pixel para um modelo corretamente reconstruído, horizontalmente e verticalmente. Isto significa que para um GSD de 2 cm, deve-se conseguir a precisão no intervalo de 2-6 cm.

Você deve, no entanto, lembrar que esse erro não é global. Pode ser maior em um terreno com altitudes irregulares ou em um terreno sem objetos característicos, onde a identificação de pontos de amarração se torna difícil de criar um mosaico (por exemplo, floresta, deserto e água).

Com precisão absoluta, a literatura diz que você pode esperar um erro de 1-2 GSD horizontalmente e 1-3 GSD verticalmente para o modelo corretamente reconstruído.

Em um artigo publicado por P. Barry e R. Coakley em 2015, Accuracy of UAV Photogrammetry Comparado com Network RTK GPS , encontramos exatamente as mesmas conclusões. Os pesquisadores escolheram um terreno de 2ha e voaram um drone sobre ele, com o objetivo de 1 cm GSD com 80% de sobreposições frontais e laterais. Eles colocaram 10 pontos de controle de solo e 45 pontos de verificação adicionais no campo e mediram-no usando o GPS RTK com precisão milimétrica. Após realizar o voo e processar os dados, os pesquisadores mediram os erros entre o ortomosaico / MDE e as coordenadas dos 45 pontos de verificação medidos com o GPS RTK.


Precisão Mapeamento com Drone

A precisão que atingiram ao longo dos 45 pontos de verificação e com uma distância de amostragem terrestre de 1 cm foi alta. O erro médio e o erro quadrático médio (ERM) foram no nível de 2 vezes o GSD em XY e 3 vezes o GSD no eixo Z.

No final, os pesquisadores usaram a metodologia do Geospatial Positioning Accuracy Standards, Parte 3: National Standard for Spatial Data Accuracy e aplicaram 95% de confiança aos resultados (planimetricamente 1.7308 x RMSEr e verticalmente como 1.9600 x RMSEz) e concluíram a precisão final ao nível de 41mm na horizontal e 68mm na vertical.


#levantamentotopograficocomdrone #aerofotogrametria #levantamentocomdrone #mapeamentocomdrone #Topografiacomdrone

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square