4 dicas que irão fazer o seu mapeamento com drone atingir uma boa precisão
- Geoimage
- 21 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

1. Mapeamento com drone em Terreno irregular
Obter um GSD (Ground Sampling Distance) fixo em um terreno com elevação irregular pode ser complicado quando você planeja o voo em uma altitude fixa. O tamanho real do pixel em toda a área do mapeamento com drone será diferente. Você deve levar isso em conta ao planejar a missão e selecionar o hardware e o software certos para o trabalho.
A maioria dos aplicativos de planejamento de voo, como Pix4D ou DroneDeploy, está limitada a trajetos de voo de altitude fixa, o que torna um pouco mais complexo planejar voos em terrenos acidentados e realizar o mapeamento com drone. Geralmente, exige a captura dos dados separadamente em várias atitudes, resultando na aquisição de muito mais dados do que o necessário e complicando o processamento dos dados.
Plataformas mais avançadas, como PrecisionHawk ou Sensefly, oferecem o chamado rastreamento de terreno, que permite voar em várias atitudes durante um único voo, seguindo o Modelo Digital do Terreno aplicado, assim realizando um mapeamento com drone muito mais preciso e com um GSD que não vai variar muito.
2. Muita luz solar no seu mapeamento com drone
Boa luz solar e sombras ficam ótimas em vídeos com drone, mas eles têm uma influência terrível nos produtos fotogramétricos em relação ao mapeamento com drone. Quando as imagens estão superexpostas, o sistema não pode encontrar pontos de amarração, resultando em reconstrução deficiente. Durante o dia ensolarado, tente sempre capturar os dados o mais próximo possível do fim da tarde. Em algumas situações, a luz artificial pode ser usada para resolver o problema.

3. Quanto maior a imagem do mapeamento com drone, melhor
Tamanho importa. Quanto maiores as imagens, mais fácil será para processá-las e mais precisa será a reconstrução do seu mapeamento com drone. A junção das imagens podem ser complicadas, especialmente em condições difíceis de vento e sol, portanto, quanto menos imagens houver, melhor será a precisão de um modelo. O tamanho das imagens depende dos parâmetros da câmera do drone, como resolução, distância focal e tamanho do sensor.
4. O sensor correto para realizar o mapeamento com drone
Se você acha que a precisão do seu mapeamento com drone é importante, você deve considerar selecionar um sensor com a lente certa. Câmeras típicas a bordo dos Drones não são um sensor de mapeamento real e não oferecem o nível mais alto de qualidade. No entanto, quando cada pixel é importante, deve-se usar as chamadas câmeras métricas, que são construídas para minimizar distorções e para que a geometria interna da câmera mantenha suas características, apesar das duras condições de trabalho e da mudança dos ambientes operacionais.
Kommentit