top of page

Mapeamento com drone - Topografia

Desde o surgimento dos drones / VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) na comunidade de geotecnologias, uma pergunta é unanime em meio aos usuários, é possível gerar produtos cartográficos com drone / VANT? É possível realizar topografia com drone / VANT? A maior dificuldade em responder essa questão era a limitação dos softwares quanto à edição e controle de qualidade dos dados. Grandes empresas entraram para este ramo, como a grandiosa Trimble, que em abril de 2012 comprou a fabricante de VANT Belga Gatewing.


As novidades não param por ai, a Trimble é mundialmente conhecida na comunidade de fotogrametria por comercializar sua poderosa estação fotogramétrica Inpho, em janeiro de 2014, a empresa lançou seu mais novo módulo para processamento de dados de drones / VANT o UAS Master, este software herdou o estado-da-arte do seu “pai” Inpho e foi implementado os recursos mais sofisticados de visão computacional, o resultado? Um software rápido e totalmente otimizado, que permite gerar produtos cartográficos precisos, dando todo o apoio para um usuário fotogramentista ter o domínio sobre o controle de qualidade e para um usuário comum ter um crescimento gradativo na familiarização com este software.

O departamento de fotogrametria da Alezi Teodolini apresenta no vídeo a seguir uma breve apresentação das ferramentas oferecidas por este software e apresenta como resultado final a famosa “topografia” a partir de VANT, para a geração deste produto foi utilizado o software UAS Master para realizar a aerotriangulação, extração automática do MDS (Modelo Digital de Superfície) e extração automática do MDT (Modelo Digital de Terreno), para geração das curvas de nível foi utilizado um módulo do software Inpho chamado DTM Extension, este software oferece poderosas ferramentas automatizada para a manipulação de MDT, a partir deste módulo foi extraído as curvas de nível de terreno com um espaçamento de 50 cm, lembrando que este espaçamento fica a critério do usuário. Para a visualização e comparação dos resultados exportados no formato “las” (formato de dados gerados a partir de Laser Scanner) foi utilizado o software Global Mapper v. 13, por ser um software simples e leve proporcionou uma apresentação didática dos produtos gerados.


Em relação à precisão do MDT e das curvas de nível, estes estão ligados diretamente ao resultado da aerotriangulação do bloco fotogramétrico, ao final deste procedimento o software gera um relatório completo exibindo todos os dados estatísticos para o bloco, incluindo o RMS que derivado das siglas em inglês significa Erro Médio Quadrático, este é o indicador da acurácia do seu produto final.

Figura 1 - RMS resultante do ajustamento do bloco executado pelo software UAS Master.

Para saber mais sobre mapeamento com drone e topografia com drone, entre em contato com a GeoImage: info@geoimage.com.br ou +55 11 95779-5599

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page