MODELO DIGITAL DE TERRENO, SUPERFÍCIE E ELEVAÇÃO

Modelo Digital de Terreno (MDT) é um conjunto de pontos com coordenadas conhecidas em um determinado sistema de referência cartográfica, equidistantes ou não, com elevação conhecida e limitada apenas ao terreno.  

 

Modelo Digital de Superfície (MDS), é um conjunto de pontos com coordenadas conhecidas em um determinado sistema de referência cartográfica, equidistantes ou não, com elevação conhecida e possuem informações referentes à edificações, árvores, não se limitando apenas ao terreno.

Modelo Digital de Elevação (MDE ou Digital Elevation Model - DEM) é um dos dados mais importantes para análises geoespaciais e para a geração de ortoimagens, sendo o DEM clássico uma representação digital de uma seção da superfície, dada por uma matriz de pixels com coordenadas planimétricas (X e Y) e um valor de intensidade do pixel, que corresponde à elevação.

 

A partir dos modelos pode-se calcular volumes, áreas, desenhar perfis e seções transversais, gerar imagens sombreadas ou em níveis de cinza, gerar mapas de declividade e exposição, gerar fatiamentos em intervalos desejados e perspectivas tridimensionais.

1/7